Sara Oliveira, GD Gafanha
Quais os benefícios e desvantagens que vocês atletas esperam retirar nesta nova fase?
Relativamente aos benefícios parece-nos evidente que a competitividade e evolução são componentes muito presentes e que implicarão, necessariamente, um crescimento individual de cada atleta, pois que se a competição nos obriga a dar mais, naturalmente teremos que trabalhar mais e a evolução é um processo natural.
Neste momento não conseguimos encontrar desvantagens para este projecto, ate porque estamos em crer que será uma medida fará o futsal feminino, em geral, crescer e afirmar-se definitivamente em Portugal.
Com este novo campeonato a competitividade no nosso futsal pode melhorar/aumentar? Porquê?
Tal como já referimos, a competitividade irá aumentar. Numa intervenção directa logo com os clubes que integrarem esta 2ª divisão que estarão a competir com equipas de nível futsalistico muito equiparado e num 2º plano obrigará as equipas do distrital a trabalhar ainda mais para quando lhes seja possível de alcançar este patamar também estejam preparadas.
Isto naturalmente, obriga a um maior trabalho e preparação do treino pois que o nível de exigência sabe-se ser muito maior.
E em termos de visibilidade tanto para clubes como para vocês atletas, o que achas que esta possível 2ª Divisão Nacional pode trazer de novo?
Para os clubes irá, certamente, proporcionar uma maior visibilidade pois que a maioria destes clubes apenas disputaram uma prova até aqui designada por Taça Nacional e que decorre por um período de tempo muito curto. Ora, com a criação desta 2ª divisão nacional os clubes terão a possibilidade de estar uma época inteira a competir além-distrito o que naturalmente lhes trará mais visibilidade e consequentemente mais apoios e possibilidade de parcerias.
Para nós atletas naturalmente que também trará vantagens ao nível da visibilidade pois que passamos a poder competir numa prova nacional, com clubes mais competitivos e com um enquadramento da Federação Portuguesa de Futebol que traz só por si outra notoriedade à prova.
Importa apenas referir que a criação desta prova não tem por objectivo presentear os clubes campeões 2019/2020 mas antes proporcionar à modalidade uma evolução que há muito se deseja e merece pois que com a criação deste projecto será o futsal feminino quem irá ganhar!!!
Sara Oliveira