Maria Vieira, Sport Lisboa e Benfica


"Qual o impacto que esta Pandemia está a ter na tua vida, quer a nível pessoal, quer a nível desportivo?


A situação que o Mundo está a viver neste momento é um balde de água fria para todos nós.Enquanto Estudante de Medicina não tem sido fácil porque não só nos deparamos sem a componente prática do nosso ensino, que neste curso é algo essencial, mas também porque tenho muita vontade de ir ajudar os profissionais de saúde, dar o meu contributo físico, e ainda não me é possível fazê-lo.Enquanto Atleta penso que esta é a fase mais dura da minha carreira... é ver todo um trabalho, não só desta época, mas de muitas outras que ficaram para trás, perder-se pelo caminho... é saber que a tua Equipa se qualificou para a meia final da Liga Europeia de Clubes e viveres cada dia desta quarentena na incerteza de se a vais realmente jogar ou não... é saberes que estás em primeiro lugar no Campeonato Nacional e viveres na incerteza de se vai haver Campeão ou não... são estas pequenas coisas (digo pequenas porque a comparar com a situação atual mundial não passam realmente de pequenas MERAS coisas) que te fazem ficares ansiosa, com vontade de voltar o mais rápido possível ao normal e à competição.Enquanto Pessoa, esta experiência tem sido positiva. Tenho passado tempo com as pessoas de quem mais gosto, tenho feito coisas que muitas vezes não tenho tempo para fazer devido à rotina da faculdade, treinos, jogos, competições, etc. Tem sido sobretudo um momento de introspecção e aprendizagem, no sentido em que situações como estas nos ensinam que o Ser Humano não é dono do mundo. Que o Ser Humano não controla tudo e que não devemos tomar nada por garantido. Tal como temos visto, num segundo tudo muda, e uma das principais mensagens/aprendizagem que levarei desta quarentena será precisamente essa: Viver cada segundo, cada momento como se do último se tratasse, e mais do que isso, não deixar nada por fazer ou dizer - "Amanhã" pode ser tarde...



Que cuidados tens diariamente? O que tens feito para te manteres ocupada nesta quarentena?


Desde o início desta quarentena decidi fazer um plano diário, um plano do meu dia a dia, organizado por semanas. Isto faz com que o meu organismo não perca a rotina e obriga-me a manter uma vida ativa e a fazer render o tempo livre que agora tenho. Nesta quarentena o meu dia a dia passa sobretudo por: aulas em videoconferência, estudar, treinar e à noite estar em família a ver um filme, uma série ou a jogar jogos de mesa. Faço também por estar em contacto com as pessoas mais chegadas, tirando sempre um tempo para fazer video chamadas e pôr a conversa em dia.Relativamente aos cuidados, tem passado muito por não sair de casa (saindo apenas para ir passear a minha cadela ou levar o lixo), lavar as mãos com frequência e respeitar as regras de etiqueta respiratória de acordo com as normas da DGS. Faço por estar diariamente atualizada, não só com os noticiários mas também com artigos científicos e normas da DGS que vão sendo publicados, de forma a manter-me atualizada e a poder ter o maior cuidado possível não só comigo mas também com a minha família.



O que achas que vai mudar em "Nós" ou o que devia mudar depois de tudo se dissipar?


Acima de tudo espero que depois desta quarentena, a Solidariedade, a Valorização do outro, o Respeito pelo outro, os Cuidados de Saúde Individuais - etiqueta respiratória e a lavagem das mãos frequente e de acordo com as normas da DGS se mantenham! Mais do que mudar precisamos de entender que viver em Sociedade é viver em EQUIPA. Somos uma EQUIPA de 7 biliões de pessoas, e se não vivermos e não nos comportarmos como tal, arriscamo-nos a passar por mais momentos como este. Portanto quando tudo isto passar aquilo que fica é a mensagem de que não somos Donos Do Mundo, de que cada um de nós têm o seu valor e papel nesta sociedade, e de que dependemos uns dos outros para o nosso bem estar e, acima de tudo, para o bem estar do nosso Planeta Terra. "


                                                                                                                   Maria Vieira


Raparigas da Bola

© 2016 Raparigas da Bola, Portugal

DESIGUALDADE DE GÉNERO NO DESPORTO É EXPOSTANuma semana marcada pelo Dia da Mulher e pelas maiores conquistas portuguesas de sempre no europeu de atletismo, as notícias que se seguiram a estes dias evidenciam a diferença de importância dada à mulher no desporto.

Em geral, é preciso uma mulher ganhar uma medalha para que ela tenha destaque e mesmo quando isso acontece, a visibilidade não é das maiores, como foi visto esta semana.

Ser uma mulher no desporto não é fácil. A falta de visibilidade, a falta de patrocínios e a falta de interesse geram um ciclo que torna complicada a formação de atletas mulheres de ponta.

O grupo Raparigas da Bola luta para quebrar este ciclo, dando voz e visibilidade a atletas femininas, de diferentes modalidades desportivas.

Percebendo-se que no Dia da Mulher há uma tendência para falar sobre mulheres, mas que logo no dia a seguir tudo volta à triste normalidade, o grupo resolveu intervir, usando os próprios jornais desportivos como ponto de partida.

A iniciativa intitulada #ElasTambémJogam, consistiu em transformar todas as notícias publicadas nestes jornais, no dia 9 de março, num gráfico dividido em duas cores: uma para os homens e outra para as mulheres.

Esses gráficos transformaram-se em verdadeiros jornais, mas sem nenhuma foto ou texto, só as cores que evidenciam a diferença de atenção dada às mulheres. Os jornais foram entregues a jornalistas, inluenciadores e atletas para que estes amplificassem o alcance desta ação, ainda no dia 09.

O desejo do grupo não é confrontar os jornais, pelo contrário, é fazer deste um momento de reflexão para que todos se possam unir e dar mais visibilidade às mulheres no desporto, já que elas acreditam que a partir daqui é possível começar a mudar este ciclo de desigualdade. «Mais visibilidade gera mais interesse do público, que desperta interesses de marcas, que gera investimentos e consequentemente volta a gerar visibilidade.» relata Marta Faria, fundadora do Raparigas da Bola.

Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora