Inês Spínola, Moita Rugby Clube
A Internacional Portuguesa e jogadora do Moita Rugby Clube da Bairrada, conta-nos como esta fase de quarentena e isolamento mudou a sua rotina, tanto a nível desportivo como pessoal.
"Devido à situação actual a minha rotina mudou por completo.
Era raro estar em casa, mas neste momento tenho cumprido ao máximo a recomendação de me manter isolada e há duas semanas que não saio. Claro que isto me trouxe preocupações, tanto a nível desportivo como a nível de estudos, mas também trouxe novas aprendizagens e desafios.
Sou uma pessoa que tem de trabalhar muito a nível físico para conseguir estar ao mesmo patamar das outras atletas e por isso treinava diariamente, tanto no ginásio como no campo.
De repente ver-me forçada a parar tudo isso foi assustador. "Como vou manter a forma para atingir os meus objetivos?!" - Esta foi e continua a ser a grande questão a nível desportivo. Mas, felizmente, o ginásio que frequento teve a capacidade de adaptação e começou logo no dia em que encerrou a dar aulas em direto e a encorajar-nos.
É certo que a motivação de treinar em casa é sempre menor, mesmo tendo a oportunidade de treinar com um acompanhamento online. Ter o sofá ali ao lado, a "netflix", os pacotes de bolachas e batatas fritas é sempre muito mais tentador do que ir preparar uma mochila com pesos e fazer exercício.
A motivação é menor e consequentemente a força de vontade tem de ser maior e é neste ponto que cada um de nós tem de conseguir encontrar estratégias de se auto incentivar.
Eu tenho a minha e tento sempre arranjar soluções para por o máximo de peso às costas e manter-me ativa diariamente.
Estes são os maiores desafios que tenho enfrentado nestas ultimas semanas: capacidade de adaptação ao material que tenho à minha volta tentando sempre criar soluções para realizar os exercícios e a capacidade de vencer a pouca motivação.
Sei que isto me vai afectar enquanto atleta em algumas capacidades físicas, mas também me vai fortalecer noutras. No meu ponto de vista é sempre possível encontrar o lado positivo das coisas, e esta fase apesar de todas as adversidades veio-nos trazer ensinamentos. É importante sabermos viver fora da nossa zona de conforto."
Inês Spínola
Marta Faria
Raparigas da Bola