Inês Arrais
- Natural de Portomar, no distrito de Coimbra, Inês Arrais conviveu desde muito cedo com o hóquei em patins, muito por influência do irmão. Federada desde os oito anos, começou no CHE Lagoense e passou pelo HC Mealhada antes de ingressar na Académica de Coimbra, cidade onde trilhou um caminho paralelo no hóquei em patins e na vertente académica.
- O que fazes agora, após deixar o hóquei?
Ora bem, esta pergunta vem o tal ou qual rasteira, porque na verdade eu continuo a fazer o mesmo que fazia quando jogava hóquei, pois o hóquei nunca foi a minha única ocupação. Sou da área do desporto e portanto continuo a trabalhar com atletas como preparadora física no Sporting Clube de Portugal. Para além disso, ainda desenvolvo outros trabalhos também dentro da área do desporto e voltei a estudar, comecei a tirar doutoramento.
Na altura não deixei o hóquei por opção, isto é, não tinha essa ideia em mente até saber que a equipa feminina de hóquei do Sporting ia acabar. Após isso comecei a equacionar várias opções e o que queria que fosse o meu futuro. Acabei por conseguir preencher o tempo que o hóquei exigia com atividades e outras ocupações que queria realizar e que estavam a ser adiadas por falta de tempo. Ainda que sinta que o meu lugar como atleta não possa ser substituído, acabei por retirar usufruto disso, encontrando outras "ineses".
Continuo ligada ao desporto? Claro que sim, sempre! O ginásio é sagrado para mim, e agora tenho oportunidade de experimentar diversos outros desportos. Sempre que tenho um tempinho livre gosto de combinar ir correr, ou jogar padel, fazer escalada, ou outros. Considero-me uma pessoa bastante organizada, portanto encaixar o desporto no meu dia-a-dia não é difícil, quando também o faço por gosto. Sou uma pessoa madrugadora, e isso dá-me um dia inteiro de opções por preencher! Conseguir conjugar os meus horários "livres" com os "obrigatórios" ajuda-me a não perder o foco, pois posso escolher treinar a várias horas do dia, sem sobrepor a outra atividade que tenha ou queira fazer.
Marta Faria,
Raparigas da Bola