Bruna Dias, A.A. Coimbra
Quais os benefícios e desvantagens que vocês atletas esperam retirar nesta nova fase?
Os campeonatos distritais, no geral, são pouco competitivos, sendo isso notório quando se atinge a fase seguinte (taça nacional). A intensidade de jogo, o nível de competitividade, a pressão e ansiedade com que temos que lidar torna-se completamente diferente do que estamos habituadas, sendo tudo muito mais intenso. Durante o campeonato distrital temos que nos motivar de alguma forma em jogos menos competitivos, de modo a que não nos deixemos levar na "monotonia" desse mesmo jogo. Temos objetivos superiores e para isso, temos que criar, individualmente, fatores motivacionais que nos ajudem a intensificar o jogo. Acredito que com uma 2ª Divisão Nacional, as equipas competiam num nível superior e mais equilibrado daquilo que estavam habituadas, beneficiando o seu desenvolvimento.
Com este novo campeonato a competitividade no nosso futsal pode melhorar/aumentar? Porquê?
A criação de uma 2ª Divisão torna o nosso futsal competitivo, aumentando também a pressão nos campeonatos distritais. Tem-se observado em alguns distritos a mesma equipa ser campeã dois ou três anos consecutivos. Tudo poderia ser diferente com a criação da 2ª Divisão Nacional, tornando-se numa divisão mais competitiva, tendo pelo menos 4 ou 5 equipas em disputa do 1º lugar, coisa que não se tem verificado ultimamente (nos campeonatos distritais). Como referido anteriormente, com a criação desta divisão as equipas disputavam um campeonato adequado ao seu nível, aumentando a competitividade e consequentemente melhorando a qualidade do nosso futsal. Não haveria a grande discrepância entre os campeonatos distritais e o campeonato nacional, ou seja, com a criação da 2ª Divisão Nacional, as equipas estariam melhor preparadas para competir no Campeonato Nacional.
E em termos de visibilidade tanto para clubes como para vocês atletas, o que achas que esta possível 2ª Divisão Nacional pode trazer de novo?
Em primeiro lugar, penso que o facto de a competição ter no nome a palavra "Nacional" traz mais visibilidade aos clubes, sendo infelizmente uma realidade no nosso futsal. Seguidamente, o facto de ser uma divisão nacional faz com que a zona geográfica da competição seja mais ampla, do que se restringir apenas aos distritos, onde muitos acabam por ficar "esquecidos" por serem deslocados das grandes cidades. Com a criação de uma 2ª Divisão Nacional a competitividade aumenta, levando assim a uma observação mais atenta nos clubes/jogadoras onde existe muita qualidade, por vezes ignorada/esquecida.
Bruna Dias